Blog - Fique por dentro

A comunidade sendo informada

Como aplicar para o Obama Care

Cuidar da saúde é fundamental! Nos Estados Unidos, porém, esta pode ser uma dor de cabeça, principalmente para as pessoas indocumentadas. O país conta com um Sistema de saúde privado complexo e caro, onde as despesas com uma simples quebra de braço podem sair por até US$ 4mil, para quem não conta com nenhum tipo de seguro.

 

Em 2014, com a aprovação do Afordable Care Act, mais conhecido como Obama Care, por ter sido criado pelo ex-presidente Barak Obama, no entanto, este cenário começou a mudar. Foram disponibilizados no Mercado planos bem acessíveis, com coberturas sendo oferecidas por menos de US$ 20. Mas você sabe como fazer a aplicação para contar com um plano deste?

 

A primeira dica, para que não se corra o risco de cometer algum erro, perder prazos ou não se informar corretamente sobre condições e coberturas, é procurar um corretor especializado. No Sul da Flórida, há diversas companhias que oferecem assistência em português, como a Universal Insurance, presidida por Paula Rosa. Ela conta com exclusividade para o Centro Comunitário Brasileiro como os interessados devem proceder na aplicação do benefício.

 

CCB: Qualquer pessoa pode aplicar para o Obama Care?

Paula: Não. Somente aquelas pessoas que estão legalmente no país, cidadãos, portadores de Green Card, Work Permit, vistos de trabalho ou estudo, permanentes ou temporários.  A lista completa de quem se qualifica pode ser conferida no site  https://www.healthcare.gov/immigrants/immigration-status/. Porém, é recomendável perguntar ao seu advogado se cabe recorrer ao governo por uma ajuda financeira a pagar o custo de um plano de saúde. Quando você obtém um visto temporário, como o de estudante, por exemplo, você precisa indicar que possui recursos financeiros suficientes para se manter no país.  Então, pedir ajuda financeira ao governo neste momento pode ser contraditório. Seja prudente ao aplicar para esta ajuda financeira.

 

CCB: Quem não tem SSN pode fazer a aplicação?

Paula: Sim, porém tem que obter um visto válido aprovado para viver no país por um determinado prazo; e também tem que ter uma renda declarada.

CCB: Como aplicar e quais informações precisam ser fornecidas?

Paula: Você pode aplicar facilmente no website do governo www.healthcare.gov . Primeiro, faça um cadastro, preencha a aplicaçãoo, e no final haverá diversos planos disponíveis para sua escolha. Você também pode fazer a aplicação por telefone, no número: 1.800.318.2596, contando com a ajuda de um atendente do programa. Ou ainda, você pode procurar um agente licenciado no seu estado, que irá ajuda-lo em todo o processo, inclusive na escolha do plano que melhor atenda as suas necessidades.

CCB: Qual o prazo para aplicação?

Paula: Para os planos de 2018, o prazo é até o dia 15 de dezembro.

CCB: O que acontece com quem perde o prazo?

Paula: Quem fica sem plano por três meses consecutivos deve pagar multa de $695 por adulto ou 2% da renda anual da família. Lembrando que após a data limite, não há mais como aplicar para estes planos locais, a não ser que haja um “Evento Qualificante” tais como: mudança de endereço, casamento ou divórcio, perda de plano de saúde por desemprego, nascimento, entre outros.

CCB: Quais os seus contatos, para quem quiser contar com a sua ajuda para aplicação?

Paula: Estou disponível no e-mail: prosa@freeuniversalquotes.com, no website: www.FreeUniversalQuotes.com ou no telefone (954) 420.9051.